Jornal Contato

Últimas notícias

Torre Eiffel, em Paris, França

Leitura de domingo: A Torre Eiffel (Professor Antônio Marmo)

agosto 28, 2016 No Comments

Durante meia hora, todos os olhares de Paris estiveram voltados para o céu da cidade, onde o brasileiro Santos Dumont conseguiu provar ser possível pilotar um balão dirigível.

Leia mais

Fidel jovem

Leituras de domingo: Glória e miséria de um ditador amado (Daniel Aarão Reis)

agosto 28, 2016 No Comments

Fidel Castro fez 90 anos. 

Mas de que homem se trata? Ao longo do tempo, quantas metamorfoses?

Há um primeiro Fidel de quem pouco se fala, jovem ainda,  tateando caminhos. Os detratores já o caracterizam como aventureiro. A versão oficial prefere silenciar. John Lee Anderson, em biografia anunciada, talvez ilumine a importância deste período.

Leia mais

Leituras de domingo: Mary Bergamota e suas peraltices sociais

agosto 27, 2016 No Comments

Clicados no abraço mais doce e musical, Tata Fernandes e Rubi, após mais uma belíssima apresentação (Sesc Belenzinho) de Sapecado com a talentosa Banda Mirim ( e taubateanos na plateia),  valendo-se de toda poesia e moda de viola, catira, valsa rancho, congado, forró e folclore caipira, dão concretude às lições de que viajar é preciso para nos alembrar o tamanho do mundo e de que quem canta enxerga muito mais longe.

 

O último da fila dos autógrafos, Ângelo Moraes defende o seu, merecendo toda atenção do gênio João Donato já presenteado com um boné do Esporte Clube Taubaté. E ouviu do artista, ainda uma vez, que estar em Taubaté (nesta sua primeira e oxalá de muitas outras oportunidades) foi muito mais divertido do que ele poderia imaginar.

 

No Sesc Taubaté, no sábado mais elétrico do planeta, eletrizada pelo espetáculo e na fila de autógrafos do grande João Donato, Sidnéa Chagas enfim pode ser vista do outro lado das lentes!

 

No gargarejo de João Donato, no Sesc Taubaté, registramos a presença sempre inusitada de Ary Lico Jr.

 

E eles levaram todas as revistas semanais à reimpressão: para alegria geral da nação taubateana, Carminho e Herbert Bretherick estão de volta à Estação Quiririm, no comando da casa e da cozinha. Aí sim!

 

Muito pop e rock tomando conta de O Manda Chuva Bar: o som delicioso da Banda Frat3llis, com os irmãos Leandro Barros (voz e percussão), Daniel Romano (voz e violão) e Guilherme Barros (voz e guitarra) embalou a noite de muita festa  desse 26 de agosto.


IMG_0058-450x337

Frases e curiosidades da semana

agosto 26, 2016 No Comments

 

Ausência injustificada

Apesar de fazer parte da base do prefeito cassado na Câmara Municipal, seu ex-presidente e atual prefeito Paulo Miranda (PP) não deu as caras no lançamento da candidatura de Ortiz Júnior (PSDB) à reeleição e não se justificou.

 

Resistência

Sou como bambu: vergo, mas não quebro”. Prefeito cassado Ortiz Júnior (PSDB), no surrealista lançamento de sua campanha eleitoral, apesar da decisão do TSE que o tornou inelegível.

 

Suprema divergência

Sem querer ofender, mas já ofendendo, a lei parece que foi feita por bêbados. É lei malfeita”. Gilmar Mendes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral e ministro do STF, ao criticar a Lei da Ficha Limpa.

Eu, diversamente, acho que a lei é boa, importante e sóbria. É uma lei que atende a algumas demandas importantes da sociedade brasileira, por valores como decência política e moralidade administrativa”. Luís Roberto Barroso, ministro do STF, sobre as críticas feitas por Gilmar Mendes à Lei da Ficha Limpa.

 

Tô fora! 1

O burquini é a tradução de um projeto político fundado na escravização de mulheres. Isso não é compatível com os valores da França e da República”. Manuel Valls, primeiro-ministro da França.

 

Tô fora! 2

Só deveríamos admitir neste país aqueles que compartilham nossos valores e respeitam a nossa gente. Na Guerra Fria, tínhamos um teste de apuração ideológica”. Donald Trump, candidato republicano à Presidência dos EUA.

 

Toma lá…

No meu gabinete tá cheio de analfabeto lá, que não sabe fazer nada. Mas são pessoas que me ajudaram”. Celina Leão, presidente da Câmara no DF, em áudio entregue ao MP que investiga esquema de desvio de recursos da área da Saúde em sua gestão.

 

Torcida olímpica 1

Juiz! Juiz! Juiz!” Sem lutador do Brasil no ringue, torcida grita para Jones Kennedy, árbitro paraense da disputa de boxe entre Azerbaijão e Cazaquistão.

 

Torcida Olímpica 2

“Publico de merda” – declarou o francês Renaud Lavillenie, em relação à torcida brasileira. O atleta participou das Olimpíadas e ficou com a medalha de prata no salto com vara. O ouro foi do brasileiro Thiago Braz.

 

Miguel Nagib

Educação e política

Os estudantes têm o direito de ser doutrinados por seus professores”. Miguel Nagib, advogado e criador do projeto Escola sem Partido.

O Escola sem Partido é tendencioso e inconstitucional”. Fernando Penna, professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, sobre projeto de lei que acabaria com a liberdade de expressão nas escolas.

 

Sucesso Olímpico

“A nota que eu dou é dez” – diz Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Rio 2016, para o sucesso na organização dos Jogos Olímpicos.

 

Venda proibida

“Nunca ia imaginar que os ingressos eram falsos” – disse o ator Murilo Rosa, ao descobrir que vendeu dois ingressos falsificados para a final do futebol masculino dos Jogos Olímpicos.  Murilo devolveu o dinheiro para o comprador, não identificado.

Gafe

“Red and yellow.” (Vermelho e amarelo) Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Rio 2016, ao falar sobre as cores da bandeira do Brasil na Cerimônia de Encerramento das Olimpíadas.

 

As diferenças

“Sou ficha limpa e cumpro o que prometi.” Pollyana Gama, candidata a prefeitura de Taubaté, comparando sua trajetória na política com a de Ortiz Junior.

 

Mudança

“Penso numa sucessão, de pai para filho. E no BBB, a sucessão será de um big brother para um irmão mais novo.” Pedro Bial, jornalista, ao anunciar que não será mais o apresentador do Big Brother Brasil.

 

Namoradeiro

“Eu realmente pensei que tinha alguma coisa acontecendo. Mas agora eu posso ver que ele pega mulheres tão rapidamente quanto ele pega medalhas de ouro.” Jady Bolt, estudante, sobre o encontro com o atleta Usain Bolt.

 

Crédito: Pedro França/ Agência Senado

Impeachment

“Quem tem moral nessa Casa para pedir o impeachment da presidenta Dilma? Quem?” Gleise Hoffmann, senadora (PT – PR), beirando o histerismo no julgamento do processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff. 

 

“Eu exijo respeito ao decoro. Eu não sou assaltante de aposentado”. Ronaldo Caiado, senador (DEM-GO), em resposta a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), no processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff.

 

Idas e vindas

“Não vou falar sobre minha vida pessoal”. Bruna Marquezine, atriz, sobre possível volta do namoro com Neymar.

 

Mudaria tudo

“A minha história teria sido completamente diferente” Eddie Murphy, ator, sobre não aceitar cocaína do também ator Robin Williams, nos anos 80.

 

Não teria vez

“Um bobo não vira governador quatro vezes, nunca né” José Taveira Rocha, presidente da Seneago, estatal de saneamento em Goiás, em grampo da PF sobre Marconi Perillo, governador de Goiás (PSDB).


IMG_0056-1140x450

MP tenta barrar candidatura de Paulo Miranda

agosto 26, 2016 1 Comment

O prefeito em exercício  registrou na Justiça Eleitoral sua candidatura ao Legislativo; o Ministério Público Eleitoral entrou com pedido de impugnação, mas Miranda tem possibilidade de vencer essa demanda

Leia mais

Jr-reduzida

Análise da pesquisa eleitoral da Vanguarda

agosto 25, 2016 No Comments

A pesquisa feita pela agência Mind Pesquisas contratada pela TV Vanguarda conseguiu dar corpo a um sentimento difuso que pairava sobre as almas vivas da terra de Lobato.

Por Paulo de Tarso Venceslau

Leia mais

Jr-reduzida

Pesquisa: TV Vanguarda divulga pesquisa eleitoral em Taubaté

agosto 25, 2016 1 Comment

Pesquisa da agência Mind Pesquisas, divulgada nesta quarta-feira (24), aponta os seguintes percentuais de intenção de voto na corrida para a Prefeitura de Taubaté:

Leia mais

Pedro Tobias 1

De Passagem: Tucano malcriado

agosto 25, 2016 3 Comments

Briga dentro do ninho do PSDB faz o presidente estadual da sigla (foto) perder a linha e comportar-se como um garoto malcriado, tal qual o cassado candidato a prefeito do seu partido.

Por Paulo de Tarso Venceslau

Leia mais

JUNIOR (2)

MPE pede impugnação da candidatura de Ortiz Jr

agosto 24, 2016 1 Comment

No fim da tarde de terça-feira, 23, Walter Rangel de França Filho, Promotor da Justiça Eleitoral, protocolou junto a Justiça Eleitoral o pedido de impugnação de Ortiz Júnior; no dia seguinte, o PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) reforçou a iniciativa do MPE ao protocolar idêntico pedido de impugnação. 

Leia mais

HABIBS (1)

Herança de Bernardo Ortiz pai gera problemas e dificuldades

agosto 24, 2016 2 Comments

Em 2003, o então prefeito Bernardo Ortiz teria doado áreas à beira da rodovia Presidente Dutra onde foram construídos de forma irregular estabelecimentos comerciais em área de domínio federal que impedem as obras de interligação da Avenida dos Bandeirantes. Por Nathália de Oliveira

Leia mais

Rafaela Silva

Leituras de domingo: Lições Olímpicas!…(José Carlos Sebe Bom Meihy)

agosto 21, 2016 No Comments

Mas, valeu a pena? A resposta bem que poderia vir na rima fácil alvitrada por Fernando Pessoa “tudo vale a pena/ se alma não for pequena”. Indo, contudo, além do fugidio apelo poético, repete-se a questão: teria valido a pena o esforço para hospedar a Olimpíada no Brasil, em particular na conturbada Rio de Janeiro, neste tempo de crises acentuadas? “O tempo dirá”, seria outra resposta cabível. Se o estímulo imediato apressar avaliações, porém, devo dizer enfaticamente que sim.  Aliás, seria cabível afirmar – no tempo presente dos jogos – que está valendo o esforço formidável que, afinal, envolveu toda a população exigindo sacrifícios enormes, principalmente na circulação urbana. Foram anos seguidos de reclamações, desvios de rotas e incertezas dos resultados.

Leia mais

Thiago Braz reduzida

Leituras de domingo: Outros picos olímpicos (Cacá Diegues)

agosto 21, 2016 No Comments

Falar do que, se todo mundo ainda só pensa em Olimpíada? De vez em quando, tento me lembrar de onde estou, para onde vou, como estão as coisas em volta de mim. Me horrorizo com a foto de Omran Daqneesh, o silencioso menino ensanguentado pela guerra boçal na Síria; lembro que já vimos uma outra versão trágica de situação semelhante, na foto de Aylan Kurdi, outro sírio de 3 anos de idade, encontrado morto por afogamento numa praia da Turquia, longe de sua família de refugiados, provavelmente também afogada na fuga. Para não falar de Dilma, Temer, Cunha, todos aqueles que fizeram de nossas noites desses últimos anos insônia e pesadelo.

Leia mais

Os Amanticidas

Leituras de domingo: Os Amanticidas estão chegando (Aquiles do MPB4)

agosto 21, 2016 No Comments

Estão chegando Os Amanticidas*. Sugiro a vocês, leitora e leitor, que reservem alguns dinheiros para ouvi-los. São quatro os Amanticidas: Alex Huszar (voz e baixo), João Sampaio (guitarras, bandolim e cavaquinho), Joera Rodrigues (bateria) e Luca Frazão (violão de sete cordas). Eles estão chegando com Os Amanticidas (independente, com apoio do ProAC), CD de estreia, cujo título traz o próprio nome.

Leia mais

Estrepolias sociais de Mary Bergamota

agosto 21, 2016 No Comments
Que ninguém se engane. Apesar desse ar um tanto blasé, Jessica Bassil manda logo seu recado: se não for pra causar, ela nem vai!
Jéssica Bassil
Leia mais

IMG_0156

Evento surrealista: lançamento da campanha do prefeito cassado e inelegível

agosto 18, 2016 3 Comments

Nem Salvador Dali, importante pintor catalão, conhecido pelo seu trabalho surrealista, seria capaz de criar um espetáculo como o de quarta-feira, 17, no Clube Abaeté, com direito  a bateria de escola de samba com a faixa de uma candidata conhecida pelo nome da emissora de rádio em que trabalha. Reportagem por Paulo de Tarso Venceslau e Nathália de Oliveira

Leia mais

IMG_0205

ORTIZ JR, O ESTRATEGISTA

agosto 18, 2016 2 Comments

Ortiz Jr exibe incrível controle emocional ao planejar seus passos

Leia mais

wmX-1600x1059x4-5797678456f3259f26102d77ba7ed70f85da42d8e2d9c

Parolagens olímpicas

agosto 17, 2016 No Comments

De que servirão instalações e legado olímpicos para os pobrezinhos da Cidade de Deus?

Leia mais

CANDIDATO PREFEITO reduzida 1

Ortiz Jr candidato: milagre ou blefe? (Paulo de Tarso Venceslau)

agosto 16, 2016 No Comments

Como se nada tivesse acontecido (julgamento, cassação, inelegibilidade pelo TSE), o prefeito cassado lança publicamente sua candidatura à reeleição na quarta-feira, 17, revelando que está se lixando sobre a decisão da corte mais importante da Justiça Eleitoral

Leia mais

diadospais05

Leituras de domingo – MAS, QUANDO NASCE O PAI EM UM HOMEM? (José Carlos Sebe Bom Meihy)

agosto 14, 2016 2 Comments

Foi com esta frase que resolvi pensar na melhor maneira de reverenciar o dia dos pais, aliás, a passagem toda diz o seguinte: “um homem se torna pai quando seu filho nasce, ao menos é o que a sociedade reconhece. Mas quando nasce o pai em um homem? Será que esses dois momentos estão juntos?”. Nem sei dizer de onde tirei a citação, apenas lembro-me que tanto ela me tocou que a selecionei para um dia meditar sobre ela. E o momento chegou. E chegou carregado de emoções…  

Leia mais

05

LEITURAS DE DOMINGO – Estrepolias sociais de Mary Bergamota

agosto 14, 2016 Comentários desativados

José Carlos Sebe Bom Meihy em Barcelona, Espanha

Leia mais