Jornal Contato

Últimas notícias

3194170182

TSE suspende julgamento e põe mais lenha no inferno astral de Ortiz Júnior

junho 27, 2016 No Comments

Pior que o pedido de vista que poderia e ainda pode ser feito pela ministra Rosa Weber, do Tribunal Superior Eleitoral, só mesmo a ausência justificada do ministro relator Herman Benjamin, sem o qual o julgamento não pode ter continuidade; aumenta a turbulência política na terra de Lobato

Leia mais

unnamed (1)

zeca-baleiro

Aquiles: A força das palavras

junho 26, 2016 No Comments

De Zeca Baleiro guardo momentos de raras liberdades musicais, instrumentais, harmônicas e melódicas. Lambuzei-me de espanto ao ouvi-lo cantar Zé Ramalho em Chão de Giz – Zeca Baleiro Canta Zé Ramalho; arregalei os olhos ao percebê-lo um “profanador” de certezas em Calma aí, Coração; sorri de orelha a orelha ao vê-lo experimentar seu lado lúdico no infantil Zoró (Bichos esquisitos) Vol. 1.

Leia mais

corta galho

Leituras de Domingo: Hooligans da política, sobre a vitória do Brexit no Reino (des)Unido, por Paulo de Tarso Venceslau

junho 26, 2016 No Comments

Na quinta, 23, os britânicos optaram pela desvinculação do país da União Europeia. Venceu a Brexit, junção das palavras em inglês “Britain” (Grã-Bretanha) e “exit” (saída). A ficha só caiu dois dias e duas noites depois de noticiado o resultado do plebiscito no Reino Unido que aprovou a retirada por 51,9 % a 48,1 %

Leia mais

Zeca Baleiro, Era Domingo

Leituras de domingo: A força das palavras, crônica de Aquiles do MPB4 sobre CD de Zeca Baleiro

junho 26, 2016 No Comments

De Zeca Baleiro guardo momentos de raras liberdades musicais, instrumentais, harmônicas e melódicas. Lambuzei-me de espanto ao ouvi-lo cantar Zé Ramalho em Chão de Giz – Zeca Baleiro Canta Zé Ramalho; arregalei os olhos ao percebê-lo um “profanador” de certezas em Calma aí, Coração; sorri de orelha a orelha ao vê-lo experimentar seu lado lúdico no infantil Zoró (Bichos esquisitos) Vol. 1

Leia mais

Ortiz Junior

Nó da forca eleitoral no pescoço

junho 24, 2016 1 Comment

Na quarta, 22, postamos os três cenários sobre o possível desfecho do julgamento do prefeito Ortiz Júnior (PSDB) e do seu vice pelo pleno do TSE.

A pressa para antecipar notícias aos nossos leitores nos induziu a uma falha imperdoável: omissão da notícia que era e é a razão desse tema.

Escrevemos: “a primeira hipótese é a mais provável: caso algum ministro requeira a vista do processo – é o caso de Rosa Weber que assumiu recentemente no TSE, em substituição de seu colega Dias Toffoli – a decisão será postergada para agosto, pelo menos. Não há prazo para que um ministro devolva o processo”.

Leia mais

Michel Temer

Tacape em chamas, por José Nêumanne Pinto

junho 23, 2016 1 Comment

O presidente em exercício Michel Temer não fez questão nenhuma de esconder que o déficit de R$ 170 bilhões nas contas públicas tinha embutido um mimo aos vendilhões dos Estados, quando lhes destinou um terço do total. Como bem disse o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, do mesmo partido dele, quem fez o dever de casa pagou a conta e quem esbanjou o dinheiro do contribuinte, inchando folhas de pagamento e gastando a rodo, recebeu o prêmio pela própria desfaçatez.

Leia mais

14 Plenario do TSE

Tá chegando a hora de o prefeito beber água com a retomada do julgamento

junho 22, 2016 No Comments

No dia 28, terça-feira, poderá ser retomado o julgamento do prefeito Ortiz Jr (PSDB) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pondo fim a um longo pesadelo para seus aliados ou dar início a uma festa para seus adversários ou pode ocorrer ainda que haja mais algum pedido de vista dando continuidade à angustiante expectativa

Leia mais

13 Martelo

Ensaio: Prefeitos no fio da navalha (por Marcos Limão para o Jornal CONTATO)

junho 20, 2016 No Comments

Eleições 2016: Atenção Prefeitos, a navalha da Justiça Eleitoral está mais afiada para quem age como ordenador de despesa

Leia mais

13 CD Paulo Freire

O casamento do violeiro com a viola (Paulo Freire segundo Aquiles do MPB4)

junho 20, 2016 No Comments

Viola caipira, viola sertaneja, viola de dez cordas, viola cabocla, viola de arame, viola de folia, viola nordestina, viola de repente, viola brasileira são alguns dos nomes que encontramos para designar este instrumento que, aos poucos, tornou-se um dos porta-vozes do Brasil Interior. (…) Apesar de todos estes atributos tão nossos (…) a viola é na verdade um instrumento de origem portuguesa (…) (Paulo Freire)

Leia mais

Logomarca

Leituras de fim de semana: Nosso lábaro não tanto estrelado (parte 1) Prof. Marmo

junho 20, 2016 No Comments

O governo do presidente interino Michel Temer  (no inicio) apresentou  sua logomarca com o slogan “Ordem e Progresso”, inspirado no lema positivista do século XIX com um erro , pois, a imagem usada pela equipe do peemedebista traz apenas 22 estrelas, numa versão desatualizada da atual bandeira do Brasil

Leia mais

Ze Bigode

Leituras de fim de semana: Renato Teixeira e a moderna tradição sertaneja (José Carlos Sebe Bom Meihy)

junho 19, 2016 No Comments

Dizem que todos nós temos um outro lado, uma faceta mal conhecida. Sem buscar os obscuros de cada caráter, contudo, me propus a ajuizar trajetórias profissionais de quem, como eu, com anos de vida somados, já experimentou a possibilidade de pensar uma carreira constituída, madura e com sentido. Afinal, depois dos 70 anos é viável dizer de nosso papel no mundo.

Leia mais

Pray for Orlando

Leituras de fim de semana: Os desafios do terror e do medo (Daniel Reis)

junho 19, 2016 No Comments

O primeiro sentimento foi de incredulidade. “Isto não pode ser verdade”, exclamou o gerente da Pulse. Mas o fato bruto estava ali, acontecendo. Movido por um visceral ódio à diferença, com um AR-15 nas mãos, uma arma de guerra, que a National Rifles Association chama pudicamente de “defesa pessoal”, o assassino matou 50 pessoas e feriu outras 53, algumas em estado grave

Leia mais

CMT

Leituras: O caminho de uma sociedade sem preconceitos (Nathalia Oliveira)

junho 19, 2016 No Comments

Ataque terrorista à boate Pulse, em Orlando, nos Estados Unidos no último final de semana deixou 49 mortos, tornando-se o maior ataque terrorista em solo americano desde o 11/09/2011; em resposta, grupos de Taubaté protestaram contra a LGBTfobia (reportagem de Nathalia Oliveira) e Daniel Reis, professor da UFF analisa o episódio em sua crônica “Os desafios do terror e do medo”

Leia mais

IMG_8631

Arquitetura celebrada

junho 19, 2016 No Comments

por Mary Bergamota e fotos de Luciano Dinamarco (www.twitter.com/dinamarco)

 

Sob a inspiração* e as bençãos de filósofos e arquitetos célebres, um grupo de arquitetos que cultiva até hoje afinidades raras e laços que a cada ano se estreitam mais, celebrou “quase” trinta anos de formados (VI e VII Turmas de Arquitetura da UNITAU) em Redenção da Serra, numa festa preparada caprichosamente, mais uma vez, por eles mesmos. Com direito ao requinte da vida singela do campo, ao abraço fraterno de velhos e grandes amigos, sem dissociar-se daquele desejo latente de mudar esse mundo injusto, que sempre e tanto os uniu.

Leia mais

13 Charge original

Liberdade de imprensa ameaçada

junho 16, 2016 No Comments

Jornalistas da Gazeta do Povo de Curitiba, Paraná, divulgam salários de magistrados são alvos de ações e processados 37 vezes por magistrados e promotores que receberam acima do teto constitucional em 2015.

Leia mais

Chico Teixeira

Metrópole apresentou Raízes Sertanejas

junho 16, 2016 4 Comments

Chico Teixeira, filho do nosso querido Renato ‘Romaria’ Teixeira, se apresentou ao lado de Sergio Reis no Teatro Metrópole, na noite de quarta-feira, 15.

O espetáculo faz parte do projeto Raízes Sertanejas e conta com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura, dentro do Programa de Ação Cultural (ProAC). A produção é assinada pela Destaque Cultural, com o apoio da Ricardo Maia Produções Artísticas. “A intenção é homenagear este gênero musical tão popular, com a participação de todas as gerações”, finaliza Daniela Ribeiro, diretora de comunicação da Destaque Cultural.

Leia mais

Eduardo Cunha concede entrevistas aos jornalistas setoristas da Câmara

Autoexplicativo: Perguntas e respostas sobre o processo de cassação de Cunha (redação)

junho 15, 2016 No Comments

Após aprovação no Conselho de Ética, parecer segue para o plenário

Na edição de quarta-feira, 15, o jornal OGlobo do Rio de Janeiro publicou:  Após quase oito meses, o Conselho de Ética da Câmara aprovou, por 11 votos a 9, parecer favorável à cassação do mandato do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), por ter mentido à CPI da Petrobras ao negar que tenha contas no exterior. Acompanhe as 12 perguntas e respostas autoexplicativas sobre seu desdobramento.

Leia mais

Carlos Karnas 2

O Vale perde Carlos Karnas: jornalista, escritor e professor

junho 15, 2016 1 Comment

Perdemos um dos grandes nomes do jornalismo da região. Na sexta-feira, 10, o gaúcho Carlos Fernando Karnas não resistiu a uma operação para a retirada da vesícula. O velório e enterro aconteceram na tarde fria de sábado, 11. Tinha 70 anos.

Leia mais

Romario ontem

Do “tô nem aí” ao “dane-se o povo!”, por José Nêumanne Pinto

junho 14, 2016 1 Comment

Chegou a hora de os ilustres representantes enfrentarem o povo, em vez de lhe virarem as costas.

 

O senador Romário Farias (PSB-RJ) nasceu e foi criado na Vila da Penha, subúrbio da Zona Norte do Rio de Janeiro, mas não tem de lutar para sobreviver como vários amigos de infância. Graças ao talento inato no trato da bola de couro e seu faro de goleador, tornou-se famoso desde a adolescência e chegou à maturidade bafejado pela glória e pela fortuna. Ficou milionário honestamente, assinando contratos com grandes times de futebol da Holanda e da Espanha. Foi ídolo em Barcelona, sede do time mais rico e um dos mais vezes campeões no país e no mundo hoje.

Leia mais