Por: Visconde de Uberaba

Hexa on line

Trata-se de uma surpresa que vai surpreender todas as surpresas ao longo Copa do Mundo. Surpresa? Não, só criatividade. Mais surpresas? Só com Zé Arvico. Pergunte pra ele.

Ciclismo
Lance Armstrong que se cuide! A equipe de ciclismo de Taubaté desponta como a grande sensação da categoria Máster A. Na 2º Etapa do Campeonato Paulista de Resistência Máster e Sênior, Ricardo Venturelli Gonçalves levou o caneco mais uma vez. Na 1ª etapa da competição, Gonçalves não deu mole aos adversários e conquistou o lugar mais alto do podium. Nas demais categorias, os ciclistas de Taubaté ficaram entre as primeiras colocações. As competições de ciclismo são organizadas pela Federação Paulista de Ciclismo (FPC) e contam com apoio da Liga Média Paulista de Ciclismo. (foto)

Show beneficente
O cantor e compositor Peninha se apresenta em Taubaté no próximo dia 2 de junho a partir das 20h na Associação. O show é beneficente e parte da verba arrecada será destinada a Ong Avape (Associação para Valorização e Promoção de Excepcionais). O ingresso sai por R$ 20,00.

Hexa on line
CONTATO não vai deixar seus leitores na mão. Nem que os 80 taubateanos que vão acompanhar in loco a Copa do Mundo deixem suas famílias sem notícias. Vamos acompanhar de perto a caminhada ao HEXA. Nosso “mais jovem repórter” chama-se Gustavo Guarnieiri, um engenheiro que assumiu a tarefa de não esconder nada. Mais detalhes só depois que nossa delegação decolar.
Em tempo: Zé Arvico é outra promessa. Aguardem!! Tchan, tchan, tchannnnn....


OAB
Dois lados da moeda
O julgamento do Estatuto da Advocacia (Lei 8.90694) pelo Supremo Tribunal Federal não agradou a todos na Ordem dos Advogados do Brasil. Para o presidente nacional da OAB, Roberto Busato, o resultado foi uma vitória à categoria. “A discussão demonstrou claramente, mais uma vez, que o advogado é indispensável à administração da Justiça”, considerou.
O presidente da entidade considerou um avanço: 1) o reconhecimento de que o advogado pode representar seu cliente em todos os órgãos do Judiciário; 2) o direito do advogado de ter, em caso de eventual prisão, garantida a presença de um representante da OAB; e 3) a determinação de que buscas e apreensões em escritórios de advocacia com a presença de um representante da OAB.
Já para Paulo de Paula Rosa, presidente da OAB de Taubaté, a decisão do STF restringiu o trabalho advocatício. “Restringiram a ação do advogado junto ao cliente”. Segundo Rosa, “foi um julgamento corporativista por parte do Supremo”. Para ele, os recentes escândalos envolvendo advogados com o crime organizado contribuíram para a decisão do STF.

Diálogos de Esgoto
Crise na Saúde
Hospital Universitário continua órfão

O último FEMUT (Fórum de Educação Médica Universitária de Taubaté) foi um sucesso. Importantes personalidades ligadas à área da saúde da região e do estado de São Paulo prestigiaram o evento. O Hospital Universitário Taubaté (HUT) esteve no foco dos debates. Afinal, o único consenso foi o diagnóstico que mostra a péssima situação em que ele se encontra.
Dr. Ricardo Oliva, secretário-adjunto do Estado da Saúde, comentou que o governo não tem culpa, pois é apenas um comprador de serviços de 120 leitos ofertados pelo HUT. Mas, como “comprador”, deveria exigir produto de qualidade e atendimento decente, realidade ainda distante do HUT. Curiosamente, o governo do estado não tem mais de quem comprar serviços no Vale do Paraíba. Isso traz à tona a importância do HUT para a saúde pública da região.
Dr. Pedro Henrique, Secretário de Saúde do Município, anunciou que os recursos destinados a FUST não estavam sendo bem gerenciados. Paulo Raposo, presidente da FUST, rebateu dizendo que os recursos são insuficientes para um hospital que tem mais de 70% dos pacientes como munícipes de Taubaté.
A Unitau, por sua vez, tem se limitado a impor um ensino de baixa qualidade, sem os aprimoramentos necessários à complexa formação médica. A maior responsabilidade pela crise é dessa instituição, responsável pela orientação pedagógica e moral desse hospital.
Para os alunos da Faculdade de Medicina de Taubaté, o Estado tem sim que trabalhar por melhorias no HUT, exigindo os compromissos comprados dele, acompanhando de perto a aplicação de recursos e intervir junto ao Ministério Público diante de qualquer irregularidade.
Nós, estudantes de medicina, já começamos a nos mobilizar e não vamos recuar um passo enquanto as medidas necessárias não forem tomadas pelos os pais desse órfão chamado HUT.


| home |

© Jornal Contato 2006