Na sexta-feira, 05, evento prestigiado pela cúpula da secretaria da Segurança do Estado e vários políticos da Região, inaugurou o Posto de Bombeiros de Quiririm, o prefeito assinou ordem de serviço para revitalização do Mercatto e deputado Padre Afonso confidenciou que poderá disputar a prefeitura
por José de Campos Cobra (texto e fotos)
Uma nova unidade do Corpo de Bombeiros era uma reivindicação antiga do comando da corporação para descentralizar os serviços e melhorar o tempo de resposta aos atendimentos de emergência. Ele acaba de ser implantado em local mais próximo dos moradores e de rodovias importantes em um importante distrito industrial que abriga grandes indústrias e prestadoras de serviço.
O secretário de Segurança do Estado, Alexandre Moraes, encheu a bola do prefeito Ortiz Júnior (PSDB) ao afirmar que é intenção do governo do Estado implantar o serviço de bombeiros em todos os municípios do estado seguindo o modelo implantado em Taubaté.
Destacou que nos momentos de crise é que se conhece os bons gestores públicos, que com honestidade, competência e eficiência na gestão dos recursos conseguem realizar parcerias com o governo do estado que resultam em melhor atendimento aos reclamos da população. Na terra de Lobato, o prefeito, além da construção da unidade e aquisição de equipamentos, efetuou também a contratação de bombeiros civis que foram treinados nas unidades de formação do Corpo de Bombeiros do estado e qualificados para atuar no atendimento dos diversos tipos de ocorrência que envolvem o serviço de bombeiros.
Prestigiaram o evento o deputado federal Eduardo Cury (PSDB) e também osestaduais Hélio Nishimoto (PSDB), Padre Afonso Lobato (PV), os vereadores Paulo Miranda (PP), Rodrigo Luís Silva, Digão, (PSDB),Jeferson Campos (PV), Luizinho da Farmácia (PROS), Maria Gorete (DEM) e os secretários de Obras, João Bebiano, da Mobilidade Urbana Dolores Pino, de Saúde João Ebram e o vice-prefeito Edson de Oliveira.
Em seu discurso, prefeito Ortiz Júnior revelou que se preparou para este cenário de dificuldades que o país vive agora no momento em que ele está à frente da prefeitura. Mas que que ele tem contado com o apoio do governo estadual, através dos deputados presentes, que tem aportado recursos que permitem a execução de alguns projetos como o do Posto de Bombeiros e muitas outras obras que tem realizado pela cidade.
Anunciou também um investimento de cerca de R$ 3 milhões em obras de requalificação do Mercatto de Quiririm com recursos oriundos do Fundo de Interesses Difusos da Secretaria de Justiça. As obras terão início após o carnaval e com prazo de nove meses para conclusão. A prefeitura participou de um concurso de projetos no ano de 2014 e o projeto escolhido foi a revitalização do Centro Histórico e Gastronômico de Quiririm, que contempla a requalificação e alargamento de vias, a reorganização viária e a implantação de sinalização turística adequada e também o paisagismo de alguns trechos que precisam ser melhorados.
Ortiz Júnior falou também com a imprensa sobre sua expectativa diante do julgamento do TSE que poderá afastá-lo do cargo e torna-lo inelegível. Acredita que seus advogados conseguirão reverter o quadro que hoje o ameaça: “Está na hora de se encerrar esse julgamento e espero que encerre da melhor maneira possível para mim. Eu espero que nos próximos dias já haja uma definição sobre isso”.
Ortiz declarou que não está preocupado com a possibilidade ou não de reeleição, e que sua preocupação agora é com as obras que está realizando e com as inaugurações do que já conseguiu realizar.
Padre Afonso Lobato
Deputado Estadual Padre Afonso não teve oportunidade de discursar no palanque, porém, antes da inauguração, ele conversou com a reportagem do CONTATO sobre sua possível candidatura a prefeito. O deputado afirmou que não é candidato e que apoia Ortiz Júnior, e que prefere aguardar a definição dos processos referentes ao atual prefeito.
Tudo indica, porém, que ele faz parte do plano B caso Ortiz Júnior venha a se tornar inelegível pela justiça eleitoral. Se a situação essa se concretizar, Afonso poderá sim se candidatar a prefeito. Pelo menos é o que se pode extrair de uma conversa quase monossilábica.
Deputado Padre Afonso revelou que tem sido muito procurado por grupos políticos e pessoas interessadas em saber de suas pretensões políticas ou em busca de seu apoio. E o que tem respondido? “Interessante é que muitas dessas pessoas haviam se afastado de mim após as eleições de 2012. Na campanha de 2014 eu procurei algumas em busca de apoio para a reeleição e elas não me deram atenção. Agora, estão me procurando. Com que intenções eu não sei. Prefiro aguardar”.