O jogo político para as eleições municipais já está preparado; apoios e candidaturas já foram firmados de olho nas eleições municipais em outubro
Fim do PT na Câmara
A primeira mudança foi realizada pela vereadora Vera Saba que trocou o PT pelo PMB (Partido da Mulher Brasileira). “Eu enfrentei muitos desafios dentro do partido [PT]. Eu optei pela oportunidade de ser mais valorizada, de ter mais voz e poder de decisão”, explica a vereadora, que se apresenta como pré-candidata a prefeita pelo seu novo partido.
Salvador Soares, que era presidente do PT na cidade, mudou para o PRB (Partido Republicano Brasileiro). “O PT em Taubaté não conseguiu apresentar uma proposta que possa conduzir a cidade que nós queremos”. O vereador escolheu o PRB por ser oposição ao governo e também pela viabilidade eleitoral. “Uma das primeiras propostas é apresentar uma candidatura própria a prefeito, caso contrário já temos uma boa sinalização de apoio à candidatura da vereadora Pollyana”.
PMDB já era
Outro partido extinto na Câmara é o PMDB que perdeu os vereadores Alexandre Villela e Carlos Peixoto para o PTB (Partido Trabalhista Brasileiro). “O partido [PMDB] não se abriu ao projeto de novas lideranças políticas”, explicou Alexandre que afirmou querer sair do partido há algum tempo e aproveitou o período da janela para concretizar a mudança.
Graça seguiu o marido
A vereadora Graça, que era do PSB (Partido Socialista Brasileiro), seguiu os passos do marido, o vice-prefeito Edson Oliveira, e também migrou para o PSD (Partido Social Democrático).
No apagar das luzes
O último vereador que utilizou o prazo da “janela da infidelidade” foi o vereador Noilton Ramos que saiu do PSD e que ainda está sem partido.
Tucanos sem bico
Bilili permanece no PSDB, assim como Digão que está conversando com o Prefeito Ortiz Júnior para uma possível retomada das relações. O presidente da Câmara Paulo Miranda permanece no PP (Partido Progressista).
Último dos moicanos
Neneca continua no PDT (Partido Democrático Trabalhista) e acredita no poder da legenda que, segundo o vereador, lançará Ciro Gomes como candidato a presidente nas próximas eleições.