Dacha dos Ortiz
A “área rural” onde se localiza a propriedade da família à beira da estrada que conduz o taubateano ao longínquo Quiririm pode mudar de classificação conforme o tipo de negócio feito. A dacha que abriga o ex-prefeito, o atual prefeito e um irmão é produtora de eucalipto. Por isso, é classificada como área rural, apesar de todo entorno se taxado como área urbana. Mas, se pinta um bom negócio, rapidamente os Ortiz podem mudar a classificação do terreno. Foi o que fizeram para construir um posto de gasolina em uma das pontas de propriedade. “Um bom negócio sempre abre o coração”, comenta Tia Anastácia com suas amigas no chá das cinco.
ET: Dacha é uma palavra russa que significa casa de campo; casa de veraneio que só os muito ricos possuem.
Zezo na berlinda, de novo!
Paulo Vieira de Souza, conhecido como Paulo Preto em São Paulo e como Zezo na terra de Lobato, reapareceu nos noticiários policiais. Segundo o Estadão de terça-feira, 24, ele está sendo acusado pelo Ministério Público Estadual (MPE) de ter ordenado, quando diretor de engenharia da DERSA, que fossem pagas propinas ao PCC (Primeiro Comando da Capital).
Protógenes: mocinho ou bandido?
Ex-deputado federal e ex-delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz conseguiu asilo político na Suíça, alegando que sua vida “corre risco” por conta de seu trabalho como delegado investigando a corrupção. Farante que será executado caso retorne ao Brasil.
Em outubro de 2015, o governo demitiu Protógenes da PF por transgressões disciplinares. Ele foi alvo de uma ação criminal na Justiça Federal em São Paulo e acabou condenado a dois anos e seis meses de prisão por quebra de sigilo funcional ao promover o vazamento de dados do inquérito da Operação Satiagraha, que ele chefioi, mas terminou anulada.
Em 2008 ele sacudiu o país quando prendeu o banqueiro Daniel Dantas, do bancoOpportunity, no Rio, além do ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta (1997/2000) por suspeita de envolvimento em um esquema de corrupção, lavagem de dinheiro, evasão de divisas, sonegação fiscal e formação de quadrilha. Outro alvo da missão espetacular foi o investidor NajiNahas.
A PF abriu inquérito para investigar a conduta do delegado e concluiu que ele fez uso de grampos ilegais e mobilizou um grande efetivo de arapongas da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) – que trabalham para a Presidência da República e não para a Polícia Federal.
A Satiagraha foi anulada em 2011 pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).
José Dirceu condenado a 23 anos de prisão
O juiz federal Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato, condenou o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu a 23 anos e três meses de prisão em regime fechado, pelos crimes de corrupção passiva, participação em organização criminosa e lavagem de dinheiro. Moro considerou “perturbador” o fato de Dirceu persistir em conduta criminosa como lavagem de dinheiro, durante o julgamento do Mensalão pelo STF.
Piadas do e sobre Eduardo Cunha
“O que efetivamente existe é um trust, no qual o patrimônio não me pertence”, presidente afastado da Câmara em depoimento à Comissão de Ética, sem explicar que se trata de uma empresa que faz a custódia e administração de bens, interesses ou valores de terceiros, da qual Cunha é sócio.
“O trust é uma benção. Algo divino. Esse dinheiro nasce!” Deputado Sandro Alex, durante depoimento de Eduardo Cunha à Comissão de Ética.
“Se o dinheiro dessa conta compra um vinho de mil dólares, eu pergunto: quem bebe o vinho? O senhor ou o trust? Deputado Júlio Delgado na mesma Comissão.
“Em trust we etrust”, deputado Chico Alencar, recorrendo à expressão inglesa de em Deus nós confiamos.
Gente “curta” é outra coisa
“Eu ‘ouvo’ (em vez de eu ouço)”, disse Wagner Victer, atual secretário estadual de Educação fluminense, ao conjugar o verbo “ouvir” na primeira pessoa para mostrar aos âncoras da TV Globo que estava tudo bem com a ligação.