Por solicitação do prefeito Ortiz Júnior (PSDB), o presidente da Câmara, vereador Carlos Peixoto (PMDB), adiou para quinta-feira, 04, às 10h:00, a convocação da diretora de Cultura Antonieta Patto Ito que estava agendada para hoje, segunda-feira, 01, para prestar esclarecimentos aos vereadores.
Antonieta é o pivô da exoneração dos dois secretários da Cultura José Antônio Saud Júnior e Cláudio Marques. O prefeito não admite. Porém, embora lotada na pasta da Cultura, ela foi transferida por ordem do próprio prefeito para a secretaria da Educação que declarou para CONTATO: “Ajudei o [José Antônio] Saud (então secretário) quando removi Antonieta para a educação, mitigando a tensão existente entre os dois. Eles saíram da secretaria por outras razões”.
É fato que existe um clima desconfortável para a servidora na Câmara Municipal. No governo de Roberto Peixoto, o escultor Fernando Ito, marido de Antonieta, realizou várias manifestações contra vereadores que ainda permanecem naquela Casa. Além disso, nenhum parlamentar foi convidado para a segunda edição do Prêmio Batutas no dia 05 de maio desse ano. Ito, seu organizador, credita a esse episódio, e suas críticas aos vereadores, o mal estar existente.
É voz corrente que o poder atribuído ao escultor Fernando Ito capaz de derrubar dois secretários tem origem na relação que ele manteria com o ex-prefeito Bernardo Ortiz.