A Alstom, empresa francesa com fábrica em Taubaté, lidera o Consórcio ELM, que fornecerá sete das 18 turbinas Francis necessárias para a Usina de Belo Monte, no Pará.
A primeira e maior peça das turbinas de geração daquela usina pesa cerca de 320 toneladas. É uma das maiores produzidas no mundo e a mais pesada que a Alstom já fabricou no Brasil. Essa peça já está a caminho de Vitória do Xingu (PA).
A roda da turbina Francis da Unidade Geradora Número 1, que vai gerar energia a partir de março de 2016, é transportada por uma carreta especial com 32 eixos e 256 pneus, tracionada por um conjunto de três cavalos tratores, que a levará para o porto de Santos para ser embarcada em navio.
Segundo informações da Policial Rodoviário Charlaux, a carreta seguirá pela rodovia Carvalho Pinto/Ayrton Sena até São Paulo, onde acessará a avenida Jacu Pêssego, com destino ao Rodoanel Mario Covas e depois pela rodovia Anchieta até o Porto de Santos, sempre transitando à noite.
A viagem até Vitória do Xingu está prevista para ser concluída no final de março de 2015. Porém, logo no primeiro dia um dos cavalos tratores pifou. Sua troca provocou uma parada de dois dias no trevo de Quiririm. Desse jeito, será preciso muita reza brava, que ainda não conseguiu provocar a tão esperada e necessária chuva, para que o extraordinário calendário seja cumprido.