Memória na literatura foi tema da primeira palestra da semana que homenageia Lobato, proferida pelo professor José Carlos Sebe Bom Meihy, um dos mais respeitados especialistas em história oral do Brasil
por Paulo de Tarso Venceslau e Nathália de Oliveira
A esperada 64ª Semana Monteiro Lobato foi aberta por um dos mais importantes especialistas em história oral, José Carlos Sebe Bom Meihy, respeitado por estudiosos de todo o mundo. A oficina cultural que teve como tema a obra do homenageado aconteceu na tarde de segunda-feira, 15, no Teatro Metrópole, com uma palestra intitulada “Tempo de Memória/ Memória de Emília”.
Sebe destacou a importância da literatura, principalmente da obra de Monteiro Lobato, para a manutenção da memória nos tempos atuais. Frisou a importância da literatura de Lobato na crise política e econômica que o Brasil vive atualmente. “Importância total. Seria em qualquer situação, mas muito mais agora. A literatura de Lobato para criança alarga o horizonte de liberdade, de pensar, de contestação”, explica o palestrante, para quem “a gente vive um mundo em que limita muito o criar”.
O Teatro Metrópole estava lotado. Havia, inclusive, pessoas sentadas no chão por falta de lugar. A explicação mais visível foi a presença maciça, porém obrigatória, dos professores da rede municipal de ensino, comprovada por uma lista passada pela coordenadora da palestra para que a assinassem. Esse detalhe em nada compromete o sucesso da palestra muito elogiada pelos professores.
Após evento, de forma discreta e acanhada, Sebe fez doação pública de desenhos e gravuras produzidos por Lobato. Infelizmente, poucos puderam testemunhar e admirar um lado pouco conhecido de nosso escritor maior.
Show dos Cantautores de Ilhona no Matrópole
Prestigiado pelo cantor e compositor Renato Teixeira, os organizadores da Semana realizaram um espetáculo de abertura com a banda Cantautores de Ilhona formado porTeteco dos Anjos (voz), Toninho Mattos (violão) e João de Oliveira (guitarra) com os convidados Sérgio Janicki (violino), Vinícius Pereira (baixo) e Fábio Machado (bateria).
A empolgante exibição levantou o público que dançou e acompanhou com palmas o balanço moderno das músicas, quase todas autorais.
A semana de comemoração ao Monteiro Lobato continua com diversas atividades no Taubaté Shopping e também no Museu Histórico, folclórico e pedagógico Monteiro Lobato. Confira mais no site do Almanaque Urupês.