Por Paulo Lacerda
Em seu trabalho de conclusão de curso, a estudante do último ano do curso de Jornalismo da UNITAU Tawana Miquelino escreveu um livro-reportagem sobre o renomado músico de São Luiz do Paraitinga, Elpídio dos Santos.
A obra de Tawana consta a trajetória de vida do artista, sua história e seu legado para a música caipira de São Luiz e Vale do Paraíba. Ela acreditou na riqueza de seu projeto acerca de Elpídio dos Santos por constatar que, mesmo com a história do compositor estar viva nas palavras e mentes da população, existem até hoje poucos escritos sobre a arte dele.
Para enriquecer seu trabalho, a universitária foi em busca da família de Elpídio, chegando a conversar até mesmo com os filhos dele. Na sua busca por informações, Miquelino foi ao encontro de Lenine Santos, que é mestre em canções brasileiras. Lenine gravou algumas músicas de Elpídio em um de seus discos mais conhecidos, chamado “O Caipira”. Ela também conversou com a dupla sertaneja “Irmãs Galvão” e com o cantor e compositor Zeca Baleiro, que têm um estreito laço com Elpídio.
As músicas do luizense sempre caracterizaram os filmes do cineasta caipira Mazzaropi. A universitária concluiu o trabalho com a certeza de que as músicas de Elpídio dos Santos “vão além da canção caipira, chegando até mesmo ao ritmo do Samba”.
Clique AQUI para ler a edição 428 do Jornal CONTATO sobre a 3ª Semana da Canção Brasileira, realizada em 2009 em São Luiz do Paraitinga, que homenageou os 100 anos do nascimento do artista.