Andaimes tubulares para escoramento de telhas que pesam de 8 a 11 toneladas cada uma, mas suportam no máximo 300 quilos, foram contratados pela Prefeitura pelo regime emergencial, sem licitação, contrariando a Lei e o contrato não foi publicado no Portal Transparência
Na edição 713, Jornal CONTATO publicou a reportagem “RODOVIÁRIA NOVA, O IMPASSE CONTINUA” informando que o extrato do contrato realizado entre a Prefeitura e a empresa Falcão Bauer com dispensa de licitação estaria irregular por ter sido fundamentado no Art. 24, Inciso IV, da Lei 8666/93. O secretário Jurídico da Prefeitura, Jean Esteves Soldi, ainda não enviou à redação a justificativa para essa contratação, conforme compromisso assumido por telefone.
Na semana seguinte à publicação, a empresa FALCÃO BAUER iniciou os trabalhos emergenciais de escoramento das telhas. Reportagem do CONTATO foi ao terminal rodoviário verificar os trabalhos e confirmou com funcionários da empresa que o trabalho que estava sendo executado era a montagem dos andaimes tubulares para o escoramento das telhas.
Segundo informações fornecidas pelo secretario de Serviços Públicos Alexandre Magno, cada uma das trezentas e vinte telhas de concreto da cobertura da Rodoviária Nova pesaria de 8 a 11 toneladas. Algumas delas, em torno de trinta telhas, estariam oferecendo riscos de queda iminente.
A secretaria de Serviços Públicos informou que pretende manter esse escoramentodas telhas que oferecem risco por um prazo ainda não definido, porque está na dependência da conclusão de uma licitação para a reforma total do terminal rodoviário.
O escoramento permitiria a reaberturada Rodoviária Nova no período de final de ano, quando a movimentação de passageiros é intensa e existe uma preocupação com as condições em que o terminal está funcionando na tenda instalada no estacionamento ao lado do terminal.
A grande procupação é que o equipamento utilizado para escoramento das telhas não suportaria nem um décimo do peso do peso estimado para cada telha e reabrir o terminal para ser utilizado seria uma temeridade.
Oremos!
Enviamos alguns questionamentos para a Secretaria de Serviços Públicos. Eis as respostas enviadas por Douglas Vandaleti (Gerente de Comunicação da Prefeitura de Taubaté):
1 – Qual o motivo da contratação da empresa FALCAO BAUER Ltda feita em março para a confecção de Relatório Técnico conforme Processo nº 11.042/2015 não constar no Portal Transparência onde são publicados mensalmente todos os Resumos dos Instrumentos de Contrato e Aditivos, principalmente os contratos por dispensa de licitação?
SESEP (Secretaria de Serviços Públicos) – Iremos verificar o problema e vamos tomar as devidas providências.
2- Quando estará finalizado o trabalho de escoramento das telhas conforme o novo contrato firmado entre a empresa e a Prefeitura?
SESEP – Até o final de novembro de 2015.
3- Quantas telhas serão escoradas com andaimes tubulares?
SESEP – Todas as telhas que ofereçam a menor (sic) condição de risco serão escoradas. O quantitativo de 35 foi estimado, porém, identificando outras telhas com necessidade,também serão também escoradas.
4 – Até quando será mantido esse escoramento?
SESEP – O escoramento deverá permanecer até o final da reforma da cobertura, conforme já foi informado. A previsão é que isso ocorra até o final do primeiro semestre de 2016.
5 – O escoramento feito com andaimes tubulares é totalmente seguro?
SESEP – Segundo os especialistas sim.
6- Qual a capacidade de suporte de carga desses andaimes, visto que são empregados normalmente para suportar apenas o peso de trabalhadores?
SESEP – O suficiente para segurar a referidas telhas. Não tenho como precisar a capacidade em toneladas. Obviamente que vamos evitar ao máximo a sobrecarga dos mesmos.
7- As informações da própria secretaria sãode que cada telha pesa de 8 a11 toneladas estão confirmadas?
SESEP – Segundo os especialistas, este é o peso estimado considerando as dimensões de cada telha.
Diante das precárias informações fornecidas pelo setor de comunicação da Prefeitura, que impede ou dificulta o acesso direto com os responsáveis, nossa reportagem conseguiu falar com o secretário de Serviços Públicos, Carlos Magno. A autoridade, porém, visivelmente contrariada por não ter respostas às perguntas enviadas por escrito, prometeu e cumpriu fornecer um contato com o engenheiro responsável.
Falcão Bauer
Gerente da Área de Recuperação da empresa Falcão BauerLtda, engenheiro Valério Marques, por telefone, informou à nossa reportagem que o trabalho de escoramento realizado pela empresa na Rodoviária Nova de Taubaté está sendo executado dentro das melhores técnicas de engenharia utilizadas pela empresa.
Segundo Marques, um projetista da Falcão Bauer esteve no terminal rodoviário e examinou as telhas. Baseado nesse exame, ele determinou os pontos onde deveriam ser instalados os escoramentos.
O material empregado, segundo o engenheiro, não é de um andaime normal desses empregados na construção civil. Mas não explicou qual ou quais seriam as diferenças.
Marques não tinha informações sobre o memorial de cálculo de carga máxima suportada pelo andaime que está sendo empregado para o escoramento das telhas na Rodoviária Nova, porém,comprometeu-se de enviá-las na próxima semana para o Jornal CONTATO.
Memória de Cálculo
Trata-se de um documento que integra um determinado projeto ao descrever em detalhes os cálculos efetuados até chegar ao resultado final apresentado. A memória de cálculo é de suma importância porque ela define os parâmetros para o projeto executivo, bem como para melhor entendimento quando forem necessárias alterações ou gestão do projeto por outro profissional.
Com base nesse conceito, Contato pesquisou várias fontes sobre Memória de Cálculo para andaime tubular padrão 1,00 X 1,5 m. Todas concluíram que, “para um andaime de 30 metros, a carga máxima deverá ser de 337,5 quilos”. Ver links abaixo.
Diante dessa informação, será que é confiável o escoramento que está sendo executado na Rodoviária Nova?