Pesquisa da agência Mind Pesquisas, divulgada nesta quarta-feira (24), aponta os seguintes percentuais de intenção de voto na corrida para a Prefeitura de Taubaté:
– Pollyana Gama (PPS) – 25%
– Ortiz Junior (PSDB) – 19%
– Isaac do Carmo (PT) – 8%
– Vera Saba (PMB) – 3%
– Saud (PMDB) – 2%
– Professor Silvio Prado (Psol) – 1%
– Donizeti Lousada (PSDC) – 0%
– Branco/nulo – 20%
– Não sabe/não respondeu – 22%
A pesquisa foi encomendada pela TV Vanguarda
A agência Mind Pesquisas ouviu 600 eleitores entre os dias 22 e 24 de agosto. A margem de erro é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.
Saiba mais
Em 2016, os partidos registraram sete candidaturas à prefeitura em Taubaté
A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) com o número 00238/2016.
Pesquisa espontânea
Na pesquisa espontânea, em que os entrevistados são perguntados sobre a intenção de voto sem a apresentação dos nomes dos candidatos, 66% estão indecisos, ou seja, declaram não saber em quem votar, enquanto 14% declaram que pretendem votar em branco ou anular o voto.
A candidata Pollyana Gama é mencionada espontaneamente por 9% dos taubateanos, Ortiz Junior por 7%; Isaac do Carmo por 2%; Saud e Vera Saba por 1% cada candidato. Donizeti Lousada não atingiu 1%.
Rejeição
A agência Mind Pesquisas também apontou a rejeição dos candidatos. A maior rejeição é a Ortiz Junior (29%). Na sequência, aparecem Isaac do Carmo (18%), Vera Saba (6%), Donizeti Lousada (5%), Pollyana Gama (5%), Professor Silvio Prado (5%), Saud (4%). Rejeitam todos 18% dos eleitores e 33% disseram que votariam em qualquer um dos candidatos.
Avaliação da administração Ortiz Jr.
Na mesma pesquisa, os eleitores também responderam sobre a avaliação da administração do prefeito Ortiz Junior, que teve o mandado cassado pelo TSE no último dia 1º e deixou o cargo. Veja os números:
– Regular – 36%
– Boa – 28%
– Péssima – 18%
– Ruim – 10%
– Ótima – 6%
– Não sabem avaliar/não responderam – 3%
A próxima postagem do Jornal CONTATO trará uma análise desses dados.