Os cidadãos de bem da terra de Lobato ficaram surpresos com a notícia de que, para não interromper a coleta de lixo, o Palácio Bom Conselho cancelou alguns contratos com empresas terceirizadas que realizam o serviço de limpeza urbana. Ainda faltam aproximadamente 100 dias para o fim do mandato do prefeito Roberto Peixoto (sem partido) e o Tesouro Municipal está sensivelmente comprometido. Má gestão ou assalto aos cofres públicos?
“Como a prefeitura está com problemas financeiros, eu tive que escolher: para não prejudicar a coleta de lixo, abri mão desse serviço […] Eu não cuido de dinheiro, quem precisa resolver isso é a Secretaria de Finanças”, disse o Secretário de Serviços Urbanos, Roberti Costa, ao Jornal OVale.
Uma das empresas “demitidas” pela prefeitura no corte de gastos foi a L.C Augustinho ME. Na edição 352, de fevereiro de 2008, CONTATO publicou a seguinte manchete: “Dinheiro do FUNDEB usado para a limpeza urbana”, referente à presença da empresa L.C Augustinho na folha de gastos da verba da Educação oriunda do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação). Clique AQUI para ler a edição 352 do CONTATO.
LIXO – Enquanto isso, a Defensoria Pública conseguiu liminar judicial para garantir a limpeza de 16 lixões clandestinos que ficam nas regiões periféricas da cidade. Além de limpos, eles devem ser cercados para evitar novos acumulos de lixo. Em caso de descumprimento da decisão judicial, a Prefeitura de Taubaté terá de pagar multa de R$ 5 mil por dia.
Wagner Giron De La Torre, autor da ação, pede a implementação de um Plano Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos para efetivar a coleta seletiva de lixo, a identificação dos proprietários desses terrenos ociosose o aumento da fiscalização dos destinos dos resíduos sólidos.