Por Jorge Fernandes

Impeachment de Lula: prós e contras

Brasília nunca vira, até então, uma comoção tão grande na posse presidencial como a ocorrida em janeiro de 2003. Parecia, enfim, que a política brasileira iria endireitar-se. Para milhões de eleitores brasileiros, Luiz Inácio Lula da Silva era um Salvador da Pátria que despertava uma enorme confiança. O Partido dos Trabalhadores, do qual Lula era fundador, pontificava que o “PT não rouba e não deixa roubar”.
O aforismo da ética foi propagado aos quatro ventos até ruir com o escândalo do Mensalão. As muralhas construídas em sua volta não conseguiram bloquear os mísseis disparados pelo deputado Roberto Jeferson (PTB). Bombardeado por todos os flancos pelos adversários e até pelo fogo amigo dos companheiros, o PT colocou o rabinho entre as pernas e se encolheu. Apesar disso, Lula ainda continua intacto e protegido por assessores palacianos.
Nas últimas semanas, o coro “fora Lula” ganhou adeptos. Movimentos sociais saíram às ruas para defender e para atacar o governo Lula. A palavra impeachment deixou de ser um tema até então proibido.
CONTATO saiu às ruas para sentir como está o clima em Taubaté. Confira as respostas à pergunta: “Você é a favor ou contra o impeachment do presidente Lula? Por quê?”.

Deputado federal Ary Kara (PTB)
“No momento atual, sou contra porque o processo está em andamento. A investigação está em cima para apurar quem são os corruptos e os corruptores. Na Câmara, nós temos a CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) dos Correiros e a CPMI da Compra de Votos e do Mensalão. Além disso, temos a Comissão de Ética da Câmara que pode aprovar a cassação e temos a Corregedoria da Câmara. Todas essas CPMIs, Comissão e Corregedoria estão apurando irregularidades de deputados e do governo. Quero esperar um pouco mais quanto ao presidente da república. Não temos algo concreto”.

Deputado Estadual Pe Afonso Lobato (PV)
“Ainda não existem indícios para o impeachment. Impeachment não seria bom para o Brasil. A gente precisa ver a possibilidade de salvar o mandato do Lula. Nós, pessoas responsáveis, devemos trabalhar contra o impeachment. Claro, tem que ter uma investigação séria, punir os culpados sem piedade”.

Maria Gorete – vereadora
“É muito cedo para falar de impeachment, que é algo muito traumático. Tem que investigar mais”.

Chico Saad vereador e membro do diretório estadual do PMDB
“A decisão do nosso partido é dar condições de governabilidade para o Lula até o fim. Sou da opinião de que o Lula nunca mais deva ser presidente. Mas impeachment pode não ser a melhor opção para o país nesse momento. Além do que, nossas opções não são boas”.

Albertino de Abreu CIESP Taubaté
“É melhor esperar a eleição de 2006. Muita coisa pode acontecer ainda nas investigações. Impeachment pode gerar um fator novo com a posse do vice-presidente [José Alencar], vide Itamar Franco”.

José Carlos Sebe Bom Meihyhistoriador
“Sou absolutamente contra por todos os motivos. Primeiro, porque não há prova concreta e há um pré-julgamento que interessa a alguns setores: direita tradicional e esquerda ressentida. Segundo, não há amparo constitucional para que haja um impeachment. Terceiro, amplo, claro e notório apoio ao presidente eleito pelo voto democrático”.

Fábio Ricci historiador
“É uma decisão política. Se for pegar o impeachment de Lula, pega o [José] Alencar por causa da coligação. Talvez não haja impeachment porque ninguém merece o Severino Cavalcanti”.

Dr. Paulo de Paula Rosa presidente da OAB de Taubaté
“Sou contra. Estou na posição da senadora Heloísa Helena (PSOL). Antecipar as eleições sim, mas impeachment não. Isso vai repercutir mal lá fora. É uma medida mais inteligente. A cassação não é aconselhável agora. O Brasil está bem politizado. Tem que engolir o Lula com todas as mazelas”.

André Saikipresidente da ACIT
"Os supostos desvios de Lula noticiados pela mídia tendem a ser tipificados como crimes eleitorais que, se comprovados, podem levar ao impeachment do presidente e arrastar o vice que ficará impedido de assumir. A alternativa legal seria a posse de Severino...Então, se correr o bicho pega e se ficar o bicho come."

Hélcio da Costa editor-chefe do jornal ValeParaibano
“Na circunstância política do Brasil, a possibilidade do impeachment é difícil”.

Cláudio Nicolini - coordenador de jornalismo da Rádio Band Vale
“Não acredito na hipótese de impeachment do presidente. A culpabilidade de Lula em toda a onda de corrupção no governo é discutível, mas o problema está no congresso, que não tem hoje moral para cassar o presidente da República”.

Maria Dilma Araújo dos Santos, 34 anos diarista
“Sou contra porque quando ele entrou já estava a bagunça que está agora. Em 3 anos, é difícil consertar”.

Dulcinéia Nascimento Faria, 61 anos do lar
“Sou contra o impeachment porque ele [Lula] vai melhorar o país”.

Nestor Castilho, 78 anos comerciante
“Sou a favor do impeachment porque [de] tudo o que prometeu, até agora não cumpriu nada”.

Aline Rosário de Silva, 25 anos secretária
“Sou a favor do impeachment. Sendo do partido dele toda essa corrupção, é muito difícil provar que ele [Lula] não sabia de nada”.

Urbano de Souza Lemos, 48 anos gerente de vendas
“Sou a favor do impeachment. Sou anti-Lula ainda mais agora. Antes, demos um voto de confiança e veja no que deu”.

Anísio Mansur, 61 anos aposentado
“Duvido muito no que está acontecendo. Qual o motivo de tirá-lo de lá? Infelizmente a gente não pode confiar em político algum. Além do que, a gente não tem opção”.