Por Dr. Tiago Costa Rocha (CREFITO 5438/LTF)
e Dra. Lenina Matioli (CRM 95.271)
Telefone: 3624-3660

Lombalgia é uma dor na região da coluna lombar, um mal que afeta grande parte da população em diversas faixas etárias.
Essa dor pode ter uma ou mais causas: sobrecarga da musculaturadevido ao excesso de atividades como levantar peso em excesso ou de maneira inadequada, má postura, obesidade, fraqueza da musculatura abdominal e muitos outros fatores.
O paciente deve ser avaliado com exames físico complementado por exames de imagem para detectar a causa do problema.
O tratamento consiste em repouso, analgesia, orientações posturais no trabalho e no dia a dia, emagrecimento quando for o caso e encaminhamento do paciente para avaliação fisioterâpeutica.
A Fisioterapia trata da lombalgia (dor lombar) visando inicialmente o alívio da dor. Posteriormente deve-se trabalhar com o fortalecimento da região acometida. Durante a terapia é basicamente realizado eletroterapia, massagem, alongamento, exercício abdominal e RPG (Reeducação Postural Global).
Uma musculatura forte e alongada é muito importante para a região lombar, por isso uma boa postura é imprescindível para evitar dores e o “mau jeito” na região da coluna lombar. Os maiores responsáveis por uma boa postura são os seguintes grupos musculares: posterior de coxa, abdominal e extensores da coluna.
A atividade física (por exemplo: natação, ioga ou caminhada) é sempre bem vinda, quando orientada por um educador físico.


| voltar |

© Jornal Contato 2005
info@jornalcontato.com.br